Pular para o conteúdo principal

RÓTULOS CRISTÃOS

 Muitos adoram rótulos teológicos e boa parte das vezes rotulam para menosprezar, para generalizar e para caracterizar todos os que pensam diferente como inferiores, como enganados, como hereges...Já passei por momentos na vida em que adorava rótulos; já passei também por momentos em que rejeitava veementemente qualquer tipo de rotulação. No máximo eu aceitava ser chamado de "cristão" e mesmo assim, via com maus olhos, pois cristão me faz lembrar mais o movimento religioso oficializado no século IV, chamado "cristianismo", do que a pessoa de Cristo. Porém atualmente reconheço que aceitando ou rejeitando rótulos, é impossível fugir deles.
     Sempre ouço pessoas dizerem:
"O calvinismo (ou o catolicismo, ou arminianismo, ou luteranismo...) é a expressão perfeita do Evangelho genuíno". 
     Meu Deus, quanta ignorância e idolatria concentradas em uma mesma mente. O dia em que uma teologia explicar com perfeição os desígnios divinos, esse "deus" explicado será um mero ídolo criado por homens.
     O outro extremo é a afirmação de alguns:
"Não me identifico com a teologia católica, nem sou arminiano, pelagiano, calvinista ou luterano. sou apenas cristão, discípulo de Jesus, seguidor do evangelho puro e simples. Essas divisões são apenas invenções humanas e o que todos deveriam fazer é seguir o Evangelho e parar com essas teologias". 
     À primeira vista parece bonita essa afirmação, mas com uma análise um pouco menos superficial, ela se torna frágil e sem sentido. Por que digo isso? Pois todos os cristãos tem uma crença, tem um tipo de entendimento sobre o que é a fé cristã. E o que é essa compreensão? É uma teologia. É fruto de uma organização de interpretações que geram uma linha de pensamento. O que faz, por exemplo, um católico pensar diferente de um protestante? Ou um assembleiano de um presbiteriano? É que, embora todos tenham a fé cristã, cada um tem uma crença, cada um segue uma tradição interpretativa diferente (todas relativas) de uma mesma Verdade (Jesus Cristo, que é absoluto). E quem está correto? Ora, cada pessoa dirá que a interpretação dela é a correta, a melhor, a que corresponde ao "evangelho puro e simples". Óbvio! Ninguém em sã consciência achará que está equivocado, até porque, se achar, é lógico que deve mudar de ideia. Mas o problema está exatamente aí. Somos arrogantes, prepotentes e muitas vezes, fundamentalistas. Achamos que somos capazes de compreender e explicar com perfeição uma verdade perfeita, divina e absoluta. Se não reconhecermos nossa limitação, nossas falhas, nossa relatividade, jamais seremos cristãos, pois não conseguiremos olhar para o outro sem um "sentimento de superioridade".
     Devemos reconhecer que seguimos o que acreditamos que seja mais coerente com o Evangelho de Jesus, porém toda nossa crença passa pela nossa prévia interpretação. O único Evangelho puro e simples é aquele encarnado e vivido por Jesus. Porém, quando olhamos para Cristo a fim de identificar esse evangelho puro e simples, já contaminamos esse entendimento com nossa imperfeição, com nossas preferências, com nossa parcialidade, com nossas tendências, com nosso pré-conhecimento, com nossas tradições, mesmo que não assumidas. Quando dizemos que "a bíblia diz" alguma coisa e não tem nada que interpretar o que ela disse, é outra manifestação de ingenuidade, pois a bíblia nunca diz nada sobre um determinado assunto (nós é que afirmamos com base no que lemos e no que compreendemos). Ela é o registro escrito, baseado na visão (interpretação) dos autores em relação a um fato ou acontecimento. Soma-se a essa interpretação do autor, registrada na bíblia, a nossa interpretação, pois quando a lemos e dizemos: "aqui diz tal coisa", na verdade estamos dizendo: "aqui interpreto que o autor tenha tido a intenção de dizer tal coisa". Não é a toa que pessoas que carregam diferentes rótulos usam a mesma bíblia para justificarem seus pensamentos.
    Então sejamos humildes e vamos assumir: seguimos o que consideramos mais correto, mais coerente, mais fiel, porém reconhecemos que podemos estar sinceramente equivocados e provavelmente TODOS estamos equivocados. Um dia, nos braços do Pai, teremos essa revelação absoluta internalizada em nosso ser e seremos perfeitos como Ele, gozando a vida eterna em comunhão na glória. Enquanto isso, sigamos a vida com amor e com humildade. Felizmente nossa relação com Ele não é baseada em nossos acertos teológicos (méritos humanos), senão todos estaríamos perdidos.
     Entenda que quando dizemos que alguém é Luterano (ou calvinista, ou arminiano...), significa que estamos diante não de um rótulo ou de uma ideia e sim, de uma pessoa! O rótulo nada mais é do que uma forma didática de dar uma noção do que essa pessoa acredita. Não é algo essencialmente ruim. Porém devemos ter em mente que estamos tratando apenas de um ser humano que tem afinidade por uma determinada linha de pensamento teológico. Nada mais! E por ser um indivíduo como nós, devemos amá-lo, respeitá-lo, ajudá-lo, independentemente de suas convicções.
     Se a sua "teologia" em vez de gerar em você amor, compreensão e respeito por todos, gera prepotência, arrogância e sentimento de superioridade, sinto lhe dizer: sua teologia não tem nada de cristã! É "teologia" de demônio ou, na melhor das hipóteses, de um ser humano egoísta! Sendo assim, convido-o para abrir os olhos e repensar nas suas crenças e na compreensão que tem de Deus e do mundo.

Autor: Wesley de Sousa Câmara


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Mundo e Nada Mais ( Guilherme Arantes)

Quando eu fui ferido, ví tudo mudar das verdades que eu sabia só sobraram restos, e eu não esqueci toda aquela paz que eu tinha Eu que tinha tudo, hoje estou mudo estou mudado À meia-noite, à meia-luz pensando Daria tudo por um modo de esquecer Eu queria tanto estar no escuro do meu quarto, à meia-noite, à meia-luz sonhando, Daria tudo por meu mundo e nada mais. Não estou bem certo se ainda vou sorrir sem um travo de amargura Como ser mais livre, como ser capaz de enxergar um novo dia. Eu que tinha tudo, hoje estou mudo estou mudado À meia-noite, à meia-luz pensando Daria tudo por um modo de esquecer Eu queria tanto estar no escuro do meu quarto, à meia-noite, à meia-luz sonhando, Daria tudo por meu mundo e nada mais. Eu queria tanto estar no escuro do meu quarto, à meia-noite, à meia-luz sonhando, Daria tudo por meu mundo e nada mais. Eu queria tanto estar no escuro do meu quarto, à meia-noite, à meia-luz sonhando, Daria tudo por meu mundo e nada mais.

PAI NOSSO ( um ser de luz)

Pai  Nosso que estais no  céu, na terra, em  todos os mundos espirituais. Santificado  e Bendito seja sempre  o Vosso Nome, mesmo  quando a dor e  a desilusão ferirem  nosso coração. Bendito  Sejas. O   pão nosso de  cada dia, dai-nos hoje. Pai,  dai-nos o pão que revigora  as forças físicas, mas  dai-nos também o pão  para o espírito. Perdoai  as nossas ofensas, mas  ensinai-nos   antes a merecer o Vosso  perdão, perdoando aqueles que  tripudiam sobre nossas  dores, espezinham  nossos corações e   destroem nossas ilusões. Que  possamos perdoá-los,   não com os lábios e sim com o coração. Afastai  de nosso caminho todo   sentimento contrário a caridade.. Que  este  Pai Nosso  seja dadivoso   para todos aqueles que sofrem como espíritos  encarnados ou desencarnados. Que  uma partícula deste  Pai Nosso  vá até os cárceres onde  alguns sofrem merecidamente,  mas outros pelo erro judiciário. Que  vá até os hospícios iluminando  os céreb

ARTIGOS E REFLEXÕES Oração Contrária

Recebi um e-mail de uma irmã que se dizia desesperada. Sua vida parecia estar toda embaraçada, nada lhe fluía bem, e o motivo que ela alegou era: estava sendo vítima de oração contrária. Essa irmã não é a primeira que se sente vitimada dessa forma. Aliás, a chamada oração contrária nunca assombrou tanto os crentes como nos dias atuais. Muitos alegam terem suas vidas emperradas, casamentos destruídos, empresas falidas, ministérios fracassados por serem alvo de orações contrárias. Pensando nisto, fui inspirado pelo Espírito Santo a escrever sobre o tema. Acompanhe essa leitura comigo e tenho certeza, em Cristo, que ela será muito edificante para sua vida. O que de fato é a oração contrária? O que em nosso meio (evangélico) chamamos de oração contrária é o fato de alguém se opor espiritualmente a outra pessoa, ou a seus interesses e manifestar essa oposição através de orações a Deus. Essa oposição pode acontecer por uma simples divergência de interesses, o que às vezes não