Pular para o conteúdo principal

ARTIGOS E REFLEXÕES Oração Contrária

Recebi um e-mail de uma irmã que se dizia desesperada. Sua vida parecia estar toda embaraçada, nada lhe fluía bem, e o motivo que ela alegou era: estava sendo vítima de oração contrária.

Essa irmã não é a primeira que se sente vitimada dessa forma. Aliás, a chamada oração contrária nunca assombrou tanto os crentes como nos dias atuais. Muitos alegam terem suas vidas emperradas, casamentos destruídos, empresas falidas, ministérios fracassados por serem alvo de orações contrárias.

Pensando nisto, fui inspirado pelo Espírito Santo a escrever sobre o tema. Acompanhe essa leitura comigo e tenho certeza, em Cristo, que ela será muito edificante para sua vida.

O que de fato é a oração contrária?
O que em nosso meio (evangélico) chamamos de oração contrária é o fato de alguém se opor espiritualmente a outra pessoa, ou a seus interesses e manifestar essa oposição através de orações a Deus. Essa oposição pode acontecer por uma simples divergência de interesses, o que às vezes não passa de um mal entendido ou de falta de comunicação. Ou por uma oposição consciente e maldosa ao que pode se configura como um tipo de feitiçaria.


Existem dois fatores que fazem a oração contrária ser tão temida:
Primeiro: O opositor é um crente e não um ímpio. E um crente supostamente teria sabedoria, dons, unção. E poderia usar ainda a poderosa arma do jejum.

Segundo: O opositor não estaria invocando contra a vítima o poder limitado dos demônios, como fazem os feiticeiros comuns, mas estaria invocando o imensurável poder de Deus.

► Porém vale lembrar que a bíblia é bem clara quando diz que existe joio no meio do trigo (Mt 13.14-30). E lobos no meio das ovelhas (Mt 7.15). Fique atento. Muitos parecem crentes, mas não são!


Oi dois casos em que ela aparece
A oração contraria aparece em dois tipos de situações:

1º Caso: Dois, ou mais, crentes oram por uma mesma questão só que em sentidos contrários.
Ex: Existe em uma empresa uma única vaga de emprego, dois crentes oram para tê-la. Numa festa especial na igreja, só um cantor poderá cantar, e varios cantores oram para que seja ele o escolhido. Ou tradicional caso do pretendente a namorado(a): João e Marcelo estão interessados em Flávia, e ambos oram para que Deus lhe conceda a jovem como varoa.

→ Neste tipo de situação pode não existir maldade envolvida, mas uma simples oposição de interesses que poderia ser resolvida com uma boa comunicação, mas temos de considerar que muitas vezes a comunicação não é possível. Então é preciso lembrar que Deus é soberano, e que seus planos não são os nossos planos e que seus pensamentos não são os nossos pensamentos. Tanto os planos como os pensamentos do Senhor são maiores e melhores do que aqueles que se produzem na mente humana.

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”. Isa 55.8,9.

Deus não vai decidir em favor de alguém em “detrimento” de outro simplesmente por esse alguém ter feito uma oração mais fervorosa ou, como se diz entre nós, ter pagado um maior “preço de oração”. Os critérios de Deus são perfeitos, e ele faz o melhor para cada um de seus servos. O que Deus reserva para você, é para você e ninguém poderá te impedir de conquistar,a  não ser você mesmo. Se nos amamos a Deus, tudo o que acontece é para nosso bem (Rm 8.28), a não ser aquele mal que vem como conseqüência dos nossos próprios pecados (Lm 3.39).

Não é necessário se preocupar, com uma possível disputa espiritual, Deus fará o melhor, e dará a cada um o que lhe é de direito (Ap 22.12).

Um justo juiz não dará ganho de causa a um dos litigantes por esse lhe rogar mais e com mais intensidade, mas fará a plena justiça. Ou seja, em casos de divergência de interesses, Por mais que oremos Deus fará, com justiça, a sua vontade.

Portanto fique tranqüilo, ainda que um outro crente esteja orando em sentindo contrario ao seu, mesmo que este irmão não tenha consciência da oposição que está fazendo a sua vontade, Deus tem seus planos e propósitos e nenhuma oração poderá impedir que Deus faça o que Ele quer fazer em tua vida!

Reflita: Deus não é uma maquina que faz automaticamente o que lhe ordenam, mas é um Ser Supremo com planos e vontade própria!

É importante entender...
Que no caso dos pretendentes a namorado, a um outro fator essencial envolvido: a vontade e os sentimentos do pretendido(a).

Se João e Marcelo estão interessados em Flávia e oram para namorá-la, além da perfeita vontade de Deus que deve sempre ser buscada, entrará na questão da vontade e os sentimentos de Flávia. Deus não irá forçá-la a se relacionar com alguém por quem ela não tenha afinidade e sentimentos, pois certamente isso a levaria ao sofrimento e a infelicidade, o que Deus certamente não quer. Logo, não adianta João e Marcelo entrarem numa disputa de oração pela moça (como já vi muitas pessoas fazendo), mas ambos devem tentar uma aproximação como amigos e pedir a Deus direção e resposta, sendo que o maior sinal será a correspondência do sentimento e a paz que ele trará aos corações enamorados.

Obs: Nisto levamos em conta de que Flávia seja solteira, sendo ela comprometida, as orações de João e Marcelo entrariam no segundo caso que veremos abaixo.


2º Caso: Alguém se opõe ao propósito do outro em oração, geralmente movido por inveja, ciúme, vaidade e egoísmo.
Ex: A empresa de Maria está prosperando, fato que desperta inveja em Lucia que passa a orar a Deus pedindo que ponha Maria e sua empresa “na prova”, ou seja, que essa prosperidade seja abalada. Pois Lucia julga que Maria não é merecedora. Ou, quando um cantor ora pelo não sucesso do outro, ou um pregador se incomoda e ora para que Deus não permita a ascensão de outro. Ou ainda nos casos de namoro, quando Márcia pede a Deus que separe Paulo e Cássia, pois Márcia tem “plena certeza” que Paulo é o escolhido para ser o varão dela.

→ Neste tipo de situação quem faz a oração contraria, geralmente, tenta se justificar diante de Deus alegando motivos diversos para se opor ao irmão em Cristo, tais como: “ele não merece”, “ela não é santa”, “esse é o meu lugar”. Porém o que de fato move essas pessoas sãos sentimentos de inveja, ciúmes e vaidade. E ai que está a chave pra solucionar essa questão e acabar de vez com o medo da oração contraria: Será que Deus se deixará persuadir por sentimentos maléficos, que se originam numa alma enferma? Com absoluta certeza não.

Pelo contrario, o que move o coração de Deus é o amor e a misericórdia, tanto que Ele nos pede que oremos com amor até por quem nos persegue. Deus não compactua com a malicia humana por mais que esta esteja disfarçada. A vontade do senhor é que sejamos solidários com as causas uns dos outros, se alguém está feliz Deus pede que nos alegremos junto com ele, se alguém está triste a vontade de Deus é que consideremos está tristeza como se também fosse nossa (Rm 12.15). Ou seja, em outras palavras Deus está dizendo: “Vocês estão num mesmo time a vitória de um é a vitória de todos, e quando um perde todos perdem”.

A pessoa que faz orações contraria é alguém que entrega a alma ao egoísmo, não quer ver a felicidade do seu proximo, e contraria totalmente a vontade de Deus. Em hipótese alguma Deus irá agir de acordo com esse tipo de oração. Pelo contrario, quando Deus está te abençoando, aqueles que te amaldiçoam correm sérios risco de serem amaldiçoados (Gen 12.3). É como o ditado popular: “O feitiço vira contra o feiticeiro”.

→ Portanto, não temas uma retaliação de Deus contra a tua vida motivada por uma oração contraria. Sentimentos malignos nunca movem o coração de Deus.


O REAL PERIGO DAS ORAÇÕES CONTRARIAS
O real perigo deste tipo de oração maldosa é que ela não move o coração de Deus que é bom, mas pode mover forças que se alimentam dos sentimentos malignos, a saber, os demônios. É fácil observar que nos rituais de feitiçaria os feiticeiros oferecem serviços para matar, separar, adoecer, serviços movidos por inveja, ciúme, vaidade e egoísmo. Os demônios agem através destes sentimentos, e como são os sentimentos presentes na oração contraria, ela pode virar de fato uma feitiçaria e demônios passarem a conviver com aquele que ora e a alimentar seus sentimentos malignos e cegando-lhe cada vez mais o seu entendimento. Oração contraria move demônios e não Deus.

Portanto a sua defesa deve ser contra as forças malignas, pois contra elas é a nossa batalha (Ef 6.12). Ore sempre pedindo a Deus que anule a ação de qualquer força das trevas que se levante contra a tua vida. E com certeza a vitória será sua, pois muito maior que os demônios é o Espírito de Deus que está em você (1 Jo 4.4), NÃO TEMAS.

Assim como os montes cercam a cidade de Davi, que Aquele que combate todo mal cerque a tua vida (Sl 125.2).


Observação:
Os nomes pessoais usados neste texto são fictícios e foram aleatoriamente escolhidos, qualquer semelhança é mera coincidência.
Diogo Dantas


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu Mundo e Nada Mais ( Guilherme Arantes)

Quando eu fui ferido, ví tudo mudar das verdades que eu sabia só sobraram restos, e eu não esqueci toda aquela paz que eu tinha Eu que tinha tudo, hoje estou mudo estou mudado À meia-noite, à meia-luz pensando Daria tudo por um modo de esquecer Eu queria tanto estar no escuro do meu quarto, à meia-noite, à meia-luz sonhando, Daria tudo por meu mundo e nada mais. Não estou bem certo se ainda vou sorrir sem um travo de amargura Como ser mais livre, como ser capaz de enxergar um novo dia. Eu que tinha tudo, hoje estou mudo estou mudado À meia-noite, à meia-luz pensando Daria tudo por um modo de esquecer Eu queria tanto estar no escuro do meu quarto, à meia-noite, à meia-luz sonhando, Daria tudo por meu mundo e nada mais. Eu queria tanto estar no escuro do meu quarto, à meia-noite, à meia-luz sonhando, Daria tudo por meu mundo e nada mais. Eu queria tanto estar no escuro do meu quarto, à meia-noite, à meia-luz sonhando, Daria tudo por meu mundo e nada mais.

PAI NOSSO ( um ser de luz)

Pai  Nosso que estais no  céu, na terra, em  todos os mundos espirituais. Santificado  e Bendito seja sempre  o Vosso Nome, mesmo  quando a dor e  a desilusão ferirem  nosso coração. Bendito  Sejas. O   pão nosso de  cada dia, dai-nos hoje. Pai,  dai-nos o pão que revigora  as forças físicas, mas  dai-nos também o pão  para o espírito. Perdoai  as nossas ofensas, mas  ensinai-nos   antes a merecer o Vosso  perdão, perdoando aqueles que  tripudiam sobre nossas  dores, espezinham  nossos corações e   destroem nossas ilusões. Que  possamos perdoá-los,   não com os lábios e sim com o coração. Afastai  de nosso caminho todo   sentimento contrário a caridade.. Que  este  Pai Nosso  seja dadivoso   para todos aqueles que sofrem como espíritos  encarnados ou desencarnados. Que  uma partícula deste  Pai Nosso  vá até os cárceres onde  alguns sofrem merecidamente,  mas outros pelo erro judiciário. Que  vá até os hospícios iluminando  os céreb